Os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sentem honrados em participar do PACTO Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa.
Relato de uma das aulas ministrada pela Professora Maria Aparecida Alves do 3º ano do Ensino Fundamental. Organizei a turma em grupos, fiz uma explanação sobre o objeto de trabalho que iríamos realizar, retomei as sílabas trabalhadas, que, qui, qua, pedi para que cada grupo, trocasse ideias e escrevesse uma lista com as palavras que já conheciam com essas sílabas, nesta troca de experiências uns com os outros percebi que ampliaram os repertório de conhecimento. Em seguida cada grupo ditou as palavras, que fui escrevendo no quadro, realizamos a leitura coletiva, então orientei que cada grupo fizesse a escolha de seis palavras e formassem frases criativas, após a leitura das mesmas foram feitas as correções. Percebi que os alunos já estavam prontos para produzirem a partir de um pequeno texto, então retornei ao texto “O Piquenique”, fiz a explanação oral, através dos próprios comentários dos alunos, os alunos foram levados a realizar inferências com algumas palavras que eles criaram no atividade anterior, pedi que os alunos elaborassem um pequeno texto de posse das informações sugeridas por eles com o novo título “Um Piquenique diferente”. Fiz as correções necessárias e realizar ditado com s sílabas em estudo que, qui, qua.
O PACTO OFERECE O MELHOR EM FORMAÇÃO PARA INOVAR A ALFABETIZAÇÃO.
ResponderExcluirOs professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sentem honrados em participar do PACTO Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa.
ResponderExcluirRelato de uma das aulas ministrada pela Professora Maria Aparecida Alves do 3º ano do Ensino Fundamental.
Organizei a turma em grupos, fiz uma explanação sobre o objeto de trabalho que iríamos realizar, retomei as sílabas trabalhadas, que, qui, qua, pedi para que cada grupo, trocasse ideias e escrevesse uma lista com as palavras que já conheciam com essas sílabas, nesta troca de experiências uns com os outros percebi que ampliaram os repertório de conhecimento. Em seguida cada grupo ditou as palavras, que fui escrevendo no quadro, realizamos a leitura coletiva, então orientei que cada grupo fizesse a escolha de seis palavras e formassem frases criativas, após a leitura das mesmas foram feitas as correções. Percebi que os alunos já estavam prontos para produzirem a partir de um pequeno texto, então retornei ao texto “O Piquenique”, fiz a explanação oral, através dos próprios comentários dos alunos, os alunos foram levados a realizar inferências com algumas palavras que eles criaram no atividade anterior, pedi que os alunos elaborassem um pequeno texto de posse das informações sugeridas por eles com o novo título “Um Piquenique diferente”. Fiz as correções necessárias e realizar ditado com s sílabas em estudo que, qui, qua.